Vendas Online: O-Bê-Á-Bá da Loja Virtual

Vendas Online: O-Bê-Á-Bá da Loja Virtual

O comércio online se consolidou como uma das formas mais eficazes e acessíveis de empreender. Este é um fato inegável. Com menos riscos envolvidos e maior agilidade na implantação de um novo negócio, trabalhar com vendas online foi a boia de salvação para muitos empresários no período da pandemia. Muitas pessoas que ainda não trabalhavam seus canais digitais, se viram forçadas a se adaptarem rapidamente para salvar seus negócios.

A expansão das vendas virtuais possibilita alcançar um público muito amplo, mas ao mesmo tempo muito específico. E para que você possa se destacar nesse universo, é essencial compreender os canais disponíveis e saber como implantar e divulgar uma loja virtual de maneira eficaz. Vamos aqui explorar o passo a passo para construir e promover uma loja online, abordando os diversos canais disponíveis e custos de operação de uma loja.

 

1. Conhecendo os Canais de Vendas Online

a) Redes Sociais

As redes sociais são poderosas ferramentas para promover produtos e interagir com os clientes. Plataformas como Facebook, Instagram, Pinterest e TikTok oferecem uma audiência vasta e diversificada. O segredo está em criar conteúdo relevante e engajador, utilizando imagens e vídeos de alta qualidade.

Este é um canal excelente para quem vende produtos e serviços que causam desejo, jóias, tratamentos de beleza, comida, produtos desconhecidos que despertam curiosidade, etc.

Nesta categoria de produtos desconhecidos, vale investir em vídeos de reviews, que mostram o funcionamento do produto. Produtos que resolvem tarefas chatas e repetitivas do dia a dia são extremamente compartilháveis, o que é ótimo!

b) WhatsApp

O WhatsApp é uma plataforma bastante presente em nosso cotidiano e pode ser utilizada para atendimento ao cliente e até mesmo para vendas diretas. Grupos e listas de transmissão são maneiras eficazes de manter seus clientes atualizados sobre novos produtos e promoções.

O WhatsApp não precisa ser seu canal principal de vendas, mas pode ser utilizado em sites e lojas para atendimento rápido, onde você auxilia o cliente no momento de decisão da compra. Este tipo de recurso ajuda a melhorar a performance da sua loja.

c) E-mail Marketing

O e-mail marketing continua sendo uma estratégia valiosa. Afinal, por que não aproveitar sua base de clientes para fomentá-los a voltar para à sua loja. Segmentar sua lista de contatos e enviar mensagens personalizadas pode gerar altas taxas de conversão. 

O envio de e-mails de carrinho abandonado é uma ótima estratégia de marketing para dar aquele empurrãozinho extra em clientes que chegaram até o carrinho e não concluíram o pagamento. 

Lembre-se sempre de oferecer a opção de descadastramento para garantir a conformidade com regulamentos de privacidade.

d) Marketplaces

Vender em marketplaces como Amazon, eBay, Mercado Livre e Etsy pode expandir significativamente sua base de clientes. Lembre-se de otimizar suas listagens para maximizar a visibilidade.

Aqui é importante ressaltar que as taxas cobradas pelos marketplaces são altas e a concorrência é grande. Por isso, é muito importante que seu anúncio destaque características únicas e ofereça fotos de alta qualidade. Quanto maior a transparência e mais informações você oferecer ao seu cliente, melhor seu produto será posicionado em relação à concorrência.

Ofereça sempre algum diferencial. Muitos compradores fazem diversas pesquisas antes de adquirir um produto e se a sua oferta for parecida com a do seu concorrente, não oferecer maior credibilidade, prazo menor de entrega, condições de parcelamento ou frete mais favorável, você perde a venda, mesmo quando o seu preço é um pouco menor. 

e) Website Próprio

Ter um site próprio é ESSENCIAL (sim, letras grandes) para estabelecer uma presença online sólida. Oferece um espaço exclusivo para apresentar sua marca e produtos, além de proporcionar uma experiência de compra personalizada.

Ao possuir um espaço exclusivo e personalizado na internet, a marca transmite mais profissionalismo. Além disso, o controle sobre sua loja proporciona a liberdade de criar estratégias precisas e alinhadas com a identidade da marca, desde a apresentação dos produtos até a forma como são promovidos, o que permite uma abordagem mais direcionada.

Um site próprio não apenas amplia a credibilidade do negócio, mas também capacita a implementação de estratégias mais assertivas e eficazes.

 

2. Passo a Passo para Implantar uma Loja Virtual

a) Escolha da Plataforma

Opte por uma plataforma de e-commerce confiável e escalável, como Shopify, WooCommerce (para WordPress), Magento, Tray, entre outras. Certifique-se de que ela atenda às necessidades específicas do seu negócio.

b) Design e Layout

O design do seu site é onde você aplica a identidade da sua marca para atrair e reter clientes. Certifique-se de que o site seja responsivo (se adapte a diferentes dispositivos), intuitivo e conte com uma navegação fácil.

c) Cadastro de Produtos

Insira informações detalhadas sobre seus produtos, incluindo descrições, imagens de alta qualidade e preços competitivos. Organize-os em categorias para facilitar a navegação.

d) Configuração de Pagamento e Logística

Ofereça opções de pagamento seguras e eficientes. Integre um sistema de gerenciamento de pedidos e escolha parceiros logísticos confiáveis para garantir uma experiência de compra positiva.

 

3. Estratégias de Divulgação para Aumentar as Vendas Online

a) SEO (Otimização para Mecanismos de Busca)

O SEO é fundamental para aumentar a visibilidade do seu site nos resultados de busca. Invista em palavras-chave relevantes, meta descrições e links internos/externos.

Dica: Os títulos dos produtos são muito importantes para posicionamento no Google Shopping. Quanto mais completo, melhor.

b) Campanhas de Marketing Digital

Utilize publicidade paga, como Google Ads e redes sociais, para alcançar mais pessoas que se encaixam à sua persona. Segmente suas campanhas para atingir o público-alvo certo.

c) Conteúdo de Qualidade

Crie um blog ou seção de conteúdo relevante para atrair tráfego orgânico. Produza artigos informativos, tutoriais e reviews de produtos. Atualize as páginas do seu site com frequência.

d) Parcerias Estratégicas

Colabore com influencers, blogs ou outras marcas que compartilhem seu público-alvo. Parcerias podem ampliar sua visibilidade de forma significativa.

Dica: muitas pessoas irão abordar você para parcerias. Não se apegue ao número de seguidores e likes, isso pode ser facilmente burlado. Estude o perfil dos seguidores do parceiro e se ele partilha dos mesmos princípios e valores da sua empresa.

e) Acompanhamento e Feedback

Mantenha-se atento aos feedbacks dos clientes e utilize-os para aprimorar a experiência de compra. Responda prontamente às perguntas e preocupações.

Mesmo comentários negativos devem ser respondidos com educação. Busque entender o que houve de errado e ofereça uma solução rápida ou compensação justa. Falhas podem acontecer e a maioria das pessoas entendem isso. Agora o que ninguém perdoa é ser deixado sem atendimento, falando sozinho. 

 

4. Quais os custos para manter a loja funcionando?

 Os custos de manter uma loja virtual podem variar significativamente, dependendo de diversos fatores, como o tipo de produtos que você vende, o volume de vendas, a plataforma escolhida, entre outros. Antes de julgar se o investimento é alto ou não, avalie os custos das vendas online em comparação ao time que você precisaria para a mesma operação em loja física.

Abaixo estão alguns dos principais custos associados a uma loja virtual:

a) Hospedagem e domínio

Para manter um site online, é necessário pagar por serviços de hospedagem, que oferecem o espaço na web onde o site é armazenado, e um nome de domínio (URL).

Para sites institucionais, blogs ou até mesmo lojas em estágios iniciais, costumamos indicar os planos da Hostgator ou Hostinger.

b) Plataforma de E-commerce

Se você optar por usar uma plataforma de e-commerce (como Shopify, WooCommerce, Tray , Magento), pode haver custos mensais ou anuais associados à utilização dessas plataformas ou a plugins necessários para recursos extras.

Aqui na agência costumamos trabalhar com lojas WooCommerce ou Plataforma Tray (confira planos disponíveis). Se você tiver curiosidade em saber mais sobre estas plataformas, você pode se interessar pelo artigo Tray vs WooCommerce: Desvendando Prós e Contras.

c) Design e Desenvolvimento

Se você precisar de personalizações ou funcionalidades específicas para o seu site, pode ser necessário contratar desenvolvedores web ou designers.

d) Segurança e Certificados SSL

É crucial garantir a segurança dos dados dos clientes. Isso pode incluir a compra de um certificado SSL, que criptografa as informações transmitidas entre o navegador do cliente e o servidor do site. Este é um investimento baixo e que ajuda e muito nas suas vendas online.

e) Meios de Pagamento

Se você aceitar pagamentos online, haverá taxas associadas ao processamento de transações. Isso pode incluir taxas de gateway de pagamento e taxas de processamento de cartão de crédito.

f) Marketing e Publicidade

Investir em estratégias de marketing, como publicidade paga, SEO, marketing de conteúdo e campanhas de e-mail, estabelecer parcerias com influencers, entre outras ações são fundamentais para atrair tráfego e clientes para sua loja.

g) Estoque e Logística

Caso você venda produtos físicos, é preciso considerar os custos associados ao estoque, embalagem e envio. Atenção com o compartilhamento de estoque para vendas em lojas físicas e vendas online, mantenha as informações de estoque sempre atualizadas e evite pfertar produtos que já se esgotaram.

h) Atendimento ao Cliente

 Pode ser necessário investir em sistemas de suporte ao cliente, como chat ao vivo, e-mails de suporte e/ou pessoal para lidar com consultas e problemas dos clientes. As vendas online já geram certo temor em alguns clientes. E se você não presta um bom atendimento,  desconfiança aumenta.

i) Manutenção e Atualizações

Manter o site atualizado com informações de produtos, preços e promoções pode exigir tempo e possivelmente algum investimento em software de gestão.

j) Licenças e Regulamentações

Dependendo do seu setor e localização, podem haver requisitos legais, como licenças comerciais, que podem gerar custos.

É importante lembrar que, enquanto alguns desses custos são fixos ou recorrentes, outros podem variar com base no crescimento e nas necessidades do seu negócio. Portanto, é essencial realizar uma análise detalhada dos custos e planejar cuidadosamente as despesas para garantir a viabilidade financeira da sua loja virtual.

 

Conclusão

Como você pode perceber, começar a vender online é relativamente fácil, mas escalar o seu negócio e crescer de forma estruturada vai exigir um pouco mais de você, seja em tempo, dinheiro ou conhecimento. 

Entretanto, com a abordagem certa e dedicação, a criação e promoção de uma loja virtual pode ser uma estratégia muito lucrativa. Fique de olho nas tendências do mercado e mantenha um atendimento ao cliente excepcional.

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