Contratar uma agência de marketing ou montar a própria equipe?

várias interrogações

Você concorda que o marketing é crucial para se obter sucesso no mercado? Certamente que sim. Porém, se a sua empresa não destina recursos para investir em uma sólida estratégia de marketing, precisará contar com a sorte para continuar respirando.

Sendo bem realista, boa parte dos empresários e gestores ainda pecam neste ponto e muitas vezes priorizam investimentos em frentes da empresa que não geram tanto impacto. E quando percebem que as vendas não vão bem ou que as oportunidades estão minguando, buscam no marketing um remédio de ação rápida. Entretanto, resultados rápidos nem sempre são possíveis, ou duradouros, o que gera frustração e desperdícios. Por isso é tão importante estruturar o marketing da empresa dentro de um planejamento estratégico de longo prazo, implementando as ações, conforme disponibilidade de recursos.

É neste momento que surge a dúvida entre empresários e tomadores de decisão: montar uma equipe interna ou contar com uma agência de marketing? Afinal, as duas abordagens possuem pontos a serem considerados e a escolha vai depender do perfil da sua empresa. E, para ajudar, listamos aqui os principais pontos que precisam ser observados para nortear esta decisão. Vamos lá!

 

Montar uma equipe interna de marketing:

Controle Direto

A empresa possui maior controle sobre as estratégias e ações de marketing, permitindo ajustes rápidos e alinhamento direto com os objetivos da empresa. Neste caso, é importante que a equipe tenha um Diretor de Marketing que a lidere e que faça o filtro do que deve ser realizado e quando. O grande risco na ausência deste profissional é a falta de foco. 

Conhecimento do Negócio

Membros internos tendem a ter um conhecimento mais profundo sobre a empresa, seus produtos e clientes, o que pode resultar em campanhas mais personalizadas e alinhadas com a identidade da marca. O cuidado a se ter aqui é o de não conseguir se colocar no lugar de quem consome os produtos e serviços da empresa. Tendemos a justificar nossas falhas e muitas vezes, sequer as enxergamos. Atenção a este ponto.

Integração com Outros Departamentos

A equipe interna pode colaborar facilmente com outros setores da empresa, garantindo uma estratégia de marketing alinhada com as operações gerais. Isso permite que os outros departamentos estejam mais abertos a aceitar feedbacks da equipe de marketing.

Custo Elevado

Contratar profissionais qualificados e investir em tecnologias representa um custo elevado para a empresa, especialmente para negócios de pequeno e médio porte. E não caia na tentação de montar um time apenas com profissionais juniores. Não vale a pena. 

Limitação de Expertise

Uma equipe interna pode não ter a mesma variedade de expertise que uma agência full service, especialmente em áreas específicas como SEO, SEM, design e análise de dados. Também não é fácil encontrar aquele unicórnio que vai performar com excelência em todas as áreas. Se ele existir, não será um profissional barato.

Risco de Estagnação

Uma equipe interna pode ficar suscetível à estagnação criativa e à falta de novas ideias, uma vez que não é exposta a uma variedade de setores e projetos externos. Para evitar isto, é necessário que esta equipe seja constantemente incentivada a participar de cursos e eventos da área. Faz toda a diferença.

 

Contratar uma agência de marketing

Ampla Expertise

Agências full service geralmente contam com profissionais especializados em diversas áreas do marketing, proporcionando uma gama mais ampla de conhecimentos e habilidades.

Economia de Custos

Contratar uma agência é mais econômico, especialmente para empresas que não precisam de um departamento de marketing em tempo integral, uma vez que a empresa passa a contar com profissionais mais experientes por um valor bastante acessível. 

Flexibilidade e Escalabilidade

Agências podem se adaptar rapidamente às necessidades do cliente, seja para ajustar estratégias existentes ou para lidar com picos de demanda sazonais. Elas já possuem uma rede de prestadores de serviços e fornecedores para absorver este tipo de demanda.

Menos Controle Direto

A falta de controle direto pode ser um desafio, mas muitas agências valorizam a colaboração estreita com os clientes para garantir alinhamento estratégico. A vantagem disso é que a estratégia de marketing aprovada fica mais protegida de intervenções solicitadas no calor do momento. 

Conhecimento Limitado do Negócio

Agências precisam de certo tempo para compreender profundamente o negócio do cliente, o que pode resultar em campanhas menos personalizadas inicialmente, caso a agência não execute um estudo prévio.

Possível Falta de Priorização

Existe o risco de que a sua empresa não receba a atenção e prioridade que deseja. É preciso respeitar os processos da agência e alinhar as expectativas no momento do contrato para que as partes possam trabalhar em sintonia, respeitando prazos e horários estabelecidos em contrato.

Uma abordagem híbrida também é uma opção, combinando as múltiplas expertises de uma agência ao apoio de uma equipe interna que acompanha o dia a dia da empresa.

Avalie suas prioridades, metas e recursos disponíveis antes de tomar uma decisão, porém não deixe que esta dúvida impeça você de colocar seu planejamento de marketing em ação.

E se depois de ponderar você decidir contratar uma agência de marketing, não deixe de conversar com nossa equipe, ok?

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