Pare de adiar a criação do seu site!

Rapaz com megafone mostrando um tablet com fundo preto. Demonstra a falta de um site.

Ter um site não só aumenta a visibilidade da sua empresa, como também oferece diversas oportunidades de ações de marketing que ajudam a atrair e fidelizar clientes.

Muitas empresas optam por utilizar apenas uma fanpage do Facebook ou perfil no Instagram, pela questão do investimento inicial necessário de tempo ou dinheiro. No entanto, dependendo do tipo de negócio, estes não são os canais ideais para fechar vendas, frustrando a experiência do empreendedor com o marketing digital. Em especial aquelas empresas cujo a natureza do seu negócio tende a receber maior tráfego via Google.

Não estou dizendo que você não deve trabalhar estes canais, mas que você deve ter clareza de que cada canal digital tem seu papel dentro de uma estratégia de comunicação e que atribuir ao seu perfil do Instagram a função de um site, pode bagunçar seus resultados.

Aqui vale reforçar algo que sempre frisamos para nossos clientes: não existem fórmulas mágicas. Hacks para aumentar engajamento no Instagram ou aquela dica infalível que vai virar o jogo são ótimas, apenas para os gurus ganharem mais views em suas postagens.

A verdade é que não existe receita pronta. Cada negócio deve ajustar a rota sempre que identificar o que funciona e o que não funciona em sua comunicação. Por isso é sempre muito importante antes de sair postando, desenvolver uma estratégia de comunicação. Mas este é papo para outro artigo.

Focando especificamente na decisão de investir ou não em um site, listamos abaixo cinco motivos indiscutíveis para que você pare de adiar a criação do site da sua empresa:

1 – Mais credibilidade à sua empresa.

Quando uma empresa tem um site profissional, completo e atualizado, isso transmite uma imagem de profissionalismo e confiabilidade, além de demonstrar autoridade sobre o problema que precisa ser sanado, seja ele por meio de um produto ou serviço. Esta percepção de autoridade é, muitas vezes, fator decisivo na escolha de uma empresa para fazer negócios.

2 – Sites facilitam o acesso às informações.

Muitos clientes preferem acessar informações sobre a empresa, produtos e serviços, sem precisar falar com um vendedor. É a versão online do clássico “estou dando só uma olhadinha”. Com a crescente popularidade do comércio eletrônico, ter um site tornou-se fundamental para permitir que os clientes comprem produtos ou serviços diretamente da empresa a qualquer hora e em qualquer lugar.

3 – Maior competitividade.

Quando um lead está em uma etapa avançada do funil de vendas e já avalia a contratação de um concorrente, é comum que este lead faça uma pesquisa de mercado em busca de soluções similares com propostas mais atraentes. Se sua empresa não possui um site com informações claras e um discurso persuasivo, você pode estar perdendo várias oportunidades de negócio.

4 – Um site permite um marketing mais assertivo.

Um site permite criar campanhas mais segmentadas e oportuniza estratégias de atração por meio de tráfego orgânico, com a criação de um blog, por exemplo.

5 – Um site aumenta sua visibilidade online.

Quando alguém pesquisa por um serviço ou produto relacionado ao negócio da sua empresa, ter um site aumenta as chances da página da empresa aparecer nos resultados de busca do Google. O Google é atualmente a maior ferramenta de busca na internet, com bilhões de buscas realizadas diariamente. Para garantir que os resultados sejam os mais relevantes e úteis para os usuários, o buscador utiliza algoritmos complexos para classificar e ranquear as páginas da web e seus resultados de pesquisa. Um site atualizado bem estruturado e atualizado neste momento, coloca você em vantagem em relação aos seus concorrentes. Quer mais dicas sobre como aparecer no Google? Leia este artigo.

Por fim um motivo bônus, um site também pode ser usado para construir um relacionamento com seus clientes. Através do uso de formulários de contato e chatbots, é possível estabelecer uma comunicação direta com os clientes, oferecendo suporte, esclarecendo dúvidas e recebendo feedbacks. Essa interação pode ser muito valiosa para entender as necessidades e desejos dos clientes e para melhorar constantemente os produtos e serviços oferecidos.

Um site é fundamental para as empresas que desejam aproveitar todas as oportunidades de marketing oferecidas pela internet. Você pode começar de forma simples e ir aprimorando seu site, conforme o amadurecimento da sua empresa. Então pare de adiar esta decisão e crie um cantinho para chamar de seu na internet! 😊

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